06 maio 2019

Os pré-candidatos a prefeito(a) de Açailândia, breve resumo!


Nos últimos meses estamos vendo o levantar de novas lideranças politicas  em Açailândia, assim como também, o movimento de alguns políticos já conhecidos, as ações são preliminares a pré-candidatura ao executivo municipal, no momento tive a percepção de sete nomes que podem chegar com boas chances nas eleições municipais do próximo ano, segue abaixo os nomes e um breve resumo do meu ponto de vista sobre eles.

Luiza da Friagro:
Ela é recém-chegada nas fileiras da frente das intenções majoritárias, ela tem um bom histórico politico de bastidores e articulação, pra não sermos longos, tendo em vista que em breve postaremos uma matéria completa e individual de cada um desses nomes, vou me ater nos últimos passos dela no cenário local. Nas últimas eleições nacionais, ela apoiou o Deputado Federal Josimar de Maranhãozinho e conseguiu uma bela votação para o parlamentar em Açailândia, detalharemos isso na matéria oficial, Luiza é o que chamo de, uma mulher que precisa ser conhecida pela população, pulso firme e de decisões certeiras, além de empresária, ela faz um belo trabalho no silencio de sua competência. Completamente desligada de qualquer grupo ou político da velha guarda, ela desponta como uma grande promessa que pode surpreender os mais céticos nas próximas eleições municipais, há quem diga que além da força do Deputado Federal Maranhãozinho, outras grandes lideranças estaduais apoiam e acreditam em uma chegada surpreendente de Luiza para o próximo pleito.

Jardel Bonjardim:
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindoEsse já teve a experiência de ir para o fronte de batalha de duas campanhas, uma como vice em 2016 e uma como candidato a deputado federal no ano passado onde obteve uma bela votação para sua primeira tentativa e uma estrutura que segundo seus assessores era limitada, mas, de muita qualidade, o que deu a expressiva votação de mais de 17 mil votos tendo como base quase única o município de Açailândia. Depois das eleições Jardel surgiu como o principal nome para candidatura a prefeito da cidade, e ainda aparece bem colocado nas rodas populares e meios políticos por onde passamos, é um nome conhecido de toda cidade e bem cotado como um dos possíveis candidatos que virá para disputar as cabeças nas próximas eleições. Jardel tem a seu favor o nome novo e de boas ideias, o desconhecimento de seus discursos mais enfáticos sobre a cidade, coisa que ele ainda não conseguiu emplacar, se tornou o seu ponto mais fraco, o que não o prejudica por faltar ainda muito tempo para uma definição para as candidaturas oficiais. Há quem diga que Jardel precisa se definir para não perder mais espaço com a chegada dos nomes para a disputa de 2020.

Silvio Vieira:
Esse é um dos últimos a se definir como pré-candidato, mas tem sido um dos mais falados principalmente nas redes sociais onde mantem, contatos quase diários com seu público, inclusive já demonstrando ideias para um futuro plano de governo. Silvio é um dos ferrenhos opositores do atual prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira do PCdoB, o que já lhe rendeu até processos por críticas duras a atual gestão feitas por ele em redes sociais. Silvio vem como o candidato do grupo do Deputado Estadual Pastor Cavalcante, que tem em Silvio total confiança, inclusive com cargos de autoridade dentro das entidades que o deputado dirige, como a COMADESMA por exemplo, onde Silvio é um dos principais lideres, além de dirigir igreja e ser assessor especial do Deputado, Vieira que também é advogado já participou ativamente de algumas campanhas onde saiu vitorioso com o grupo que seguiu, trazendo assim, experiência em campanhas e estratégias, o que o coloca a frente em muitos quesitos de alguns dos nomes que pretendem entrar na disputa. Silvio vem para continuar um ciclo estratégico do Deputado Pastor Cavalcante, de ter lideranças nos principais cargos públicos, o mais alto deles certamente é o da prefeitura da cidade, e pra quem acha que Silvio vem como cavalo de troya, se engana, na postagem oficial traremos detalhes desse nome que já surge também como um dos principais entre as novas lideranças politicas locais.

Benjamim de Oliveira:
Imagem relacionadaO médico que já teve as maiores oportunidades de se tornar o prefeito de Açailândia, vem colecionando derrotas nesse sentido desde 2010 quando deixou de se candidatar a deputado estadual para tentar vir em 2012 para prefeito, o que não aconteceu pela manobra que o então prefeito Ildemar Gonçalves fez para evitar que o poder saísse das mãos de sua família, o que acabou não dando certo, deixando Benjamim desamparado de prestigio para os anos seguintes, e em 2014 novamente Benjamim teve a oportunidade de disputar uma vaga na assembleia legislativa do Maranhão e deixou passar, vindo em 2016 para disputar com o apoio total do ex-prefeito Ildemar a prefeitura, na ocasião contra o atual prefeito, Juscelino, e mais uma vez saiu derrotado, no ano passado, Benjamim abriu mão mais uma vez de vir como candidato a deputado e deu seu apoio ao governador Flavio Dino e seus candidatos na cidade, inclusive estando junto com o prefeito Juscelino nos palanques pedindo votos para os mesmos candidatos, ao final, Benjamim saiu com mais uma derrota não conseguindo eleger seus candidatos aqui na cidade. Agora com as frustrações das eleições passadas e mais do isso, com as experiências vividas, ele chega com mais uma oportunidade de mostrar que pode ser diferente e retomar o caminho da independência politica, vamos ver o que 2020 reserva sobre esse nome que já viveu fortes emoções na politica local.

Malaquias Junior:
Há quem diga que a nova política vem bem representada por esse nome que surgiu como pretenso pré-candidato somente no final do ano passado, adepto de boa parte das ideias do presidente Bolsonaro, Malaquias traz a identificação mais próxima depois do PSL com o atual governo federal, ele é filiado ao DEM, o segundo partido na esfera federal hoje a nível nacional. Malaquias é nome novo como liderança politica, porém, já percorre os bastidores da politica local há muitos anos, desde os anos 90 nas campanhas que participava com seu pai, depois como advogado trabalhando em causas politicas e até como articulador dentro de grupos em eleições passadas. Malaquias pretende vir com discursos da nova politica praticada hoje em muitos lugares do Brasil, ele já nos adiantou que pretende se ganhar, ficar apenas um mandato e deixar sua marca para continuarem, na matéria oficial aprofundaremos mais sobre esse ponto de suas intenções. Malaquias faz questão de deixar bem claro que não fará as jogatinas da velha politica, onde o poderio financeiro é o ponto central em uma campanha, ele já faz visitar e reuniões conscientizando o povo para que mudem a mentalidade para que a cidade evolua de verdade, para ele o trabalho não é apenas de ser candidato, mas, de trabalhar a mudança na cultura politica da cidade.

Aloisio Souza:
Resultado de imagem para Vice prefeito de Açailândia AloisioAtual vice prefeito da cidade, Aloisio tem um extenso currículo na politica local, vereador por mais de 4 vezes e presidente da câmara outras tantas, ele já participou de basicamente todo governo que passou na cidade desde meados dos anos 90. Aloisio apesar de não ser de muito alarde e costumar ficar apenas nos bastidores articulando, quando surgiu como candidato a vereador, ganhou todas ás vezes, ele é conhecido no meio politico como um dos poucos que não falha em seus compromissos, seja ele qual for, quando foi presidente da Câmara conseguiu agregar e juntar lados opostos que poucos acreditavam que podiam se aliar, ele conta com um poder de persuasão que vem ligado a essa forma de levar seus compromissos, costumam dizer que quando ele fala, pode assinar em baixo. Aloisio hoje é um dos fortes aliados do governador Flavio Dino e pode ser o candidato do governador nas próximas eleições municipais em Açailândia, há quem diga até que o governador é mais ligado a Aloisio do que ao próprio prefeito que é do mesmo partido dele, o PCdoB. Apesar de não fazer nenhum anuncio, as pessoas ligadas a Aloisio afirmam que ele poderá vir como candidato, o que provoca divergências devido a saúde do vice que hoje é bastante precária, dizem que ele não aguenta o ritmo de uma campanha para prefeito, outros dizem que sim, o certo é que ele deverá ser candidato mesmo com o apoio do governo do estado.

Silvana Silvestre:
Ela já foi vereadora por dois mandatos em Açailândia e agora vem trabalhando seu nome para uma candidatura a prefeita da cidade, dona de uma boa experiência e dotada de habilidades de trabalhos em equipe, Silvana se destaca da multidão quando o assunto é estratégia, ela já trabalhou coordenando diversas campanhas em cidades da região com uma grande porcentagem de êxitos. Silvana vem trabalhando um grupo e uma equipe que leva seu nome aos quatro cantos da cidade, além de um programa na web que ela faz diariamente e sempre deixando claro suas intenções quanto à candidatura a majoritária local, uma de suas principais bandeiras é o social. Silvana é filiada e presidente municipal do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, ela também é adepta da ideia de apenas um mandato para iniciar um trabalho de transformação da cidade e saída após os 4 anos para que outro gestor dê continuidade. Recentemente ela esteve em encontro com um dos prefeitos mais conhecidos do Brasil, que a trouxe ainda mais confiança e esperanças de que pode usar suas narrativas conservadoras e sociais para uma futura campanha, Silvana tem nas redes sociais e no contato pessoal um de seus pontos mais fortes, o desconhecimento de sua vida politica na cidade nos anos 90 é um de seus pontos fracos diante da população que pouco se informa antes de analisar alguém que já teve cargo eletivo na cidade. Silvana é uma das mulheres mais promissoras na politica local nos últimos anos, paciente e estrategista, ela sabe a hora certa de surgir e a hora certa de se recolher, esteve nos bastidores por muitos anos após sair dos holofotes, agora ressurge novamente, mais experiente e com os mesmos princípios de caráter e honestidade que a fez uma das melhores vereadoras do Brasil em sua época, fato inclusive reconhecido por uma grande revista nacional nesse período, agora é esperar o que mais Silvana pode tirar da cartola para suas futuras pretensões politicas em Açailândia.

Esse é um pequeno resumo do meu ponto de vista e conhecimento dos principais nomes que surgiram até agora para a pré-candidatura ao executivo municipal de Açailândia, em breve traremos uma matéria mais detalhada e individual de cada um desses nomes citados, aguardem.

#FalaFreire

Um comentário: