11 dezembro 2018

Conheça o fantástico mundo da dublagem brasileira.

Imagem relacionada
José Santa Cruz, dublador do Dino da Família Dinossauros.
Bom, essa matéria é daquelas que nos faz viajar, e faz isso simplesmente porque basta olhar para um ator famoso de Hollywood que já fechamos os olhos e lembramos da voz que o dubla, eu por exemplo não consigo olhar pro Will Smith e não lembrar logo da voz que o dubla nos filmes de ação. 

Mas, quem são as pessoas por trás das vozes que acompanhou a nossa infância e ainda está presente nos dias de hoje? Como é esse mundo da dublagem? 

Essas perguntas ficaram sem repostas por anos, até que um dia, a internet cresceu e trouxe esse estreitamento, daí então começamos a ver vídeos dos dubladores e saber quem dublava quem, você consegue imaginar a voz do Eddie Murphy? Claro né, e também deve saber que foi a mesma pessoa que dublou o Burrinho do Shrek. 
Imagem relacionada
Marco Ribeiro, dublador de personagens inesquecíveis
E quem não se lembra da voz inesquecível do Goku de Dragom Ball? Ou ainda, do Arnold Schwarzenegger em seus clássicos de ação! Pra quem é da turma mais antiga dos anos 80 e 90, certamente se lembra das vozes de She Ra, He-Man, Esqueleto, Thundercats e dezenas de outros desenhos que marcaram época, e além do personagem, o que não nos esquecemos jamais, é das vozes inesquecíveis que parecem estar vivas até hoje em nossa memória. 

Resultado de imagem para dubladores brasileiros
Carlos Seidl, dublador do Seu Madruga
Bom, mas onde e quando nasceu a dublagem no brasil? A primeira dublagem oficial registrada no Brasil foi em 10 de janeiro de 1938 no Rio de Janeiro com a dublagem do Clássico Branca de Neve e os Sete Anões, na época o trabalho foi acompanhado diretamente pelos diretores da Disney no então estúdios ZIV.

De lá para cá esse trabalho se desenvolveu e se tornou uma importante indústria do setor artístico brasileiro, uma fantástica fábrica de talentos na dublagem. 
Imagem relacionada
Pois bem, entrando nessa seção nostalgia e que também é bem atual, vamos deixar abaixo, três canais que são as maiores referencias sobre dublagem no Brasil. Os canais a seguir fazem entrevistas com os mais diversos dubladores brasileiros e nos faz viajar a cada nova voz que ouvimos, espero que goste assim como eu, e viagem nesse universo encantador da dublagem. 

O primeiro canal e o meu favorito, é o “Quem Dubla”, apresentado por diversos dubladores diferentes e comandado na maioria das vezes por Manolo Rey, que entre vários trabalhos marcantes tem a dublagem do Homem Aranha nos seus primeiros longas, confere ai: 

O segundo canal é o “Versão Dublada”, apresentado por Ygor Guidoux que traz grandes nomes da dublagem nacional, entre eles você vai poder saber quem é o dublador do Leonardo de Caprio nos seus maiores sucessos, inclusive Tatanic, confere ai.

E o terceiro e não menos importante é o canal “Dubrasil, Central de Dublagem” que traz entre outros nomes, o de Nelson Machado famoso por dublar o Kiko do seriado Chaves, confere ai. 

E como bônus, deixo abaixo uma lista de dubladores famosos que já morreram, uma digna homenagem a quem nos marcou com seus trabalhos incríveis, inclusive esse canal onde está os videos desse especial poderia ser nossa 4º opção, é o canal "Conheça Essa Voz", que também tem um excelente conteúdo nessa área, o link do canal estará abaixo do vídeo.


Gilberto Freire/#FalaFreire

Nenhum comentário:

Postar um comentário